Chamada para submissão de artigos
Em contextos marcados por desigualdades históricas, a experiência subjetiva é atravessada por gramáticas de racialização que organizam lugares de fala, modos de nomeação e regimes de visibilidade. Esses atravessamentos aparecem como silêncios e desmentidos, como marcas no corpo e como impasses no laço social (hierarquias, segregações, pactos de não saber). Pensar as racialidades em psicanálise é, portanto, interrogar como as cenas de origem — familiares, sociais, institucionais — se reeditam nas transferências e potencializar uma escuta que não neutralize o que a história insistiu em tornar inaudível.
A seção Em Pauta do número 28 da SIG Revista de Psicanálise convida autoras e autores a apresentar trabalhos que abordem as racialidades como questão social, teórica, clínica e ética da psicanálise. Esperamos trabalhos que sustentem a complexidade das racialidades e que façam ver como a diferença se inscreve nos circuitos pulsionais e nas instituições, que ampliem a possibilidade de compreensão do sofrimento e do desejo quando cor, origem e história colonial se tornam operadores de uma dinâmica de funcionamento. A aposta é que o encontro da psicanálise com a questão racial a convoque a sair de seu lugar historicamente branco e eurocentrado, e que também provoque implicações éticas e tensionamentos estruturais em suas formas instituídas de escuta.
Textos que não se ajustem plenamente ao escopo da seção poderão ser considerados para outras seções do número, a critério editorial.
Também serão bem-vindos artigos, ensaios e resenhas, com abertura a interlocuções com outros campos do saber (artes, literatura, filosofia, antropologia, história) em consonância com o perfil editorial da SIG — periódico semestral que publica, em fluxo contínuo, contribuições no campo psicanalítico.
Os manuscritos devem ser encaminhados pela plataforma OJS da Revista até dia 20 de janeiro de 2026, observando as Diretrizes para Autores (formatação, extensão, anonimização, originalidade, ética e checklist).
Informações completas sobre escopo e normas encontram-se no site e no sistema OJS.
Todas as submissões seguem avaliação por pares, conforme normas vigentes.