Anúncios

  • Restabelecimento do sistema

    16-09-2024

    Prezados autores,

    Comunicamos que o sistema já está restabelecido. Pedimos desculpas pelo inconveniente.

    Vamos estender o prazo para recebimento de textos para o nº 25 até o dia 18/09/24.

    Caso tenham dificuldades com a nossa plataforma, entrem em contato conosco pelo e-mail revista@sig.org.br.

    Atenciosamente,

    Equipe Editoral SIG Revista de Psicanálise

    Saiba mais sobre Restabelecimento do sistema
  • Problemas técnicos

    15-09-2024

    Prezados autores,
    Estamos enfrentando problemas técnicos com a plataforma OJS, o que tem impedido alguns usuários de fazerem suas submissões referentes ao prazo de hoje (15/09). Estamos trabalhando para que ocorra o restabelecimento o mais breve possível.

    Atenciosamente, 

    Equipe Editorial SIG Revista de Psicanálise

    Saiba mais sobre Problemas técnicos
  • Chamada - "Trauma, Luto e Melancolia"

    19-06-2024

    A SIG Revista de Psicanálise recebe textos de temas diversos para publicação de forma contínua, incluindo, em cada número, uma seção temática. O eixo-temático do próximo número é: Trauma, Luto e Melancolia.

    Essa consigna foi pensada a partir da frequência intensificada de manifestações da ordem do traumático, dos lutos, da melancolia, e até mesmo da psicose e do masoquismo na clínica e na cultura. Além disso, é uma forma de homenagear os textos de Freud: "A perda da realidade na neurose e na psicose", "O problema econômico do masoquismo" e "Neurose e Psicose", que estão completando 100 anos em 2024. 

    A partir dessa consigna, convidamos as pessoas interessadas a submeter textos para o número 25 da SIG Revista até o dia 15/09/2024.

    Saiba mais sobre Chamada - "Trauma, Luto e Melancolia"
  • Chamada - “Psicanálise, Democracia e Rememoração”

    26-03-2024

    A SIG Revista de Psicanálise recebe textos para publicação de forma contínua, incluindo, em cada número, uma seção temática. O eixo-temático do próximo número é: “Psicanálise, Democracia e Rememoração”. Recentemente, temos observado movimentações no campo político que reacendem a disputa sobre a memória de regimes militares que, de forma alarmante, vem sendo exaltados. Lutas que nunca cessaram, passaram a sofrer deturpações com objetivos extremistas que nos convocam a refletir sobre verdade, memória e justiça, pois colocam a democracia em risco. Neste ano de 2024, no Brasil, o golpe civil-militar completa 60 anos. Diante disso, entendemos que a psicanálise tem um papel político de se ocupar com a rememoração, com o testemunho e a sustentação da alteridade, pois movimentos culturais produzem efeitos no psiquismo dos sujeitos.

    A partir disso, convidamos as pessoas interessadas em contribuir com o próximo número a enviarem os seus trabalhos até o dia 12/04/2024.

    Saiba mais sobre Chamada - “Psicanálise, Democracia e Rememoração”