Entre a culpa e o silêncio

a depressão a partir das ideias de Ferenczi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59927/sig.v14i1.116

Palavras-chave:

Depressão, Sándor Ferenczi, Trauma, Introjeção

Resumo

Este artigo explora a depressão a partir da teoria do trauma de Sándor Ferenczi, com ênfase na identificação com o agressor. Utilizando o caso clínico de Fabiana, que sofreu negligência emocional na infância, analiso como a internalização de críticas e culpas maternas contribuiu para o desenvolvimento de estados depressivos na vida adulta. A noção de desmentido e o conceito de introjeção, comparado à incorporação de Abraham e Torok (1995), ajudam a entender como Fabiana não conseguiu simbolizar seu sofrimento, resultando em uma “cripta” psíquica onde a dor emocional foi aprisionada, gerando um ciclo de autoagressão e desconexão emocional.

Biografia do Autor

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Membro da International Winnicott Association. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor de diversos livros e artigos científicos. Finalista do Prêmio Jabuti, em 2023. Criador do podcast Psicanálise de boteco. Pesquisador de pós-doutorado, na PUC-SP.

Referências

ABRAHAM, Nicolas & TOROK, Maria. A casca e o núcleo. São Paulo: Escuta, 1995.

ALMEIDA, Alexandre Patricio de. Por uma ética do cuidado: Ferenczi para educadores e psicanalistas (vol. 1). São Paulo: Blucher, 2023.

ALMEIDA, Alexandre Patricio de. & PERON, Paula Regina. Sándor Ferenczi e William Styron: a ética do cuidado e seus efeitos na depressão. In: ALMEIDA, Alexandre Patricio de & NAFFAH NETO, Alfredo (Orgs.). Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas. São Paulo: Blucher, 2022.

DUPONT, Judith. Les notes brèves de Sándor Ferenczi. Le Coq-Héron [impresso], 149(1), 69-83, 1998.

FERENCZI, Sándor. Transferência e introjeção. In: FERENCZI, Sándor. Obras completas (vol. 1). São Paulo: Martins Fontes, 2011. (Trabalho original publicado em 1909)

FERENCZI, Sándor. O conceito de introjeção. In: FERENCZI, Sándor. Obras completas (vol. 1). São Paulo: Martins Fontes, 2011. (Trabalho original publicado em 1912)

FERENCZI, Sándor. Diário clínico. São Paulo: Martins Fontes, 1990. (Trabalho original publicado em 1932)

FERENCZI, Sándor. Confusão de línguas entre os adultos e a criança. In: FERENCZI, Sándor. Obras completas (vol. 4). São Paulo: Martins Fontes, 2011. (Trabalho original publicado em 1933)

GONDAR, Jô. O desmentido e a zona cinzenta. In: GONDAR, Jô & REIS, Eliana Schueler. Com Ferenczi: clínica, subjetivação, política. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.

KAUR, Rupi. O que o sol faz com as flores. São Paulo: Planeta, 2018. (E-book)

KUPERMANN, Daniel. Por que Ferenczi? São Paulo: Zagodoni, 2019.

MEZAN, Renato. O símbolo e o objeto em Ferenczi. In: KATZ, Chaim Samuel (Org.), Ferenczi: história, teoria, técnica. São Paulo: Editora 34, 1996.

PINHEIRO, Teresa. Ferenczi. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016.

WINNICOTT, Donald Woods. Distorção do ego em termos de self verdadeiro e falso self. In:

WINNICOTT, Donald Woods. Processos de amadurecimento e ambiente facilitador. São Paulo: Ubu,

(Trabalho original publicado em 1960.)

Downloads

Publicado

10-06-2025

Edição

Seção

Artigos