A tese de Víctor Guerra

sobre a intersubjetividade e os processos de subjetivação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59927/sig.v14i2.190

Palavras-chave:

Intersubjetividade, Subjetivação, Psicanálise

Resumo

O livro “Vida psíquica do bebê: a parentalidade e os processos de subjetivação”, de Víctor Guerra, é resultado de longos anos de estudos e experiência clínica com bebês. Nesta obra, o autor aprofunda conceitos psicanalíticos e apresenta suas próprias conceptualizações, além de uma ampla revisão bibliográfica de grande contribuição para o entendimento da metapsicologia da constituição do psiquismo, para os processos de subjetivação do sujeito e para a prática clínica psicanalítica com o bebê. São destacados os conceitos de intersubjetividade, ritmo, lei materna, objeto tutor e falso self motor e suas funções no processo de subjetivação — ilustrados na “grade de indicadores de intersubjetividade” desenvolvida por Guerra.

Biografia do Autor

Angela Flores Becker, Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

Psicóloga, psicanalista em formação na Sigmund Freud Associação Psicanalítica, membro da Sociedade de Psicologia do RS, coordenadora do Comitê O psiquismo do bebê — um olhar psicanalítico, da SPRGS.

Renata Chaves Serafini, Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

Psicóloga, sócia graduada do Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP), membro da Sociedade de Psicologia do RS, cocoordenadora do Comitê O psiquismo do bebê — um olhar psicanalítico, da SPRGS.

Tatiana Giron Cardon, Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

Psicóloga, especialista (CFP), psicoterapeuta (ITIPOA), psicanalista (CEP de PA), membro do Comitê O psiquismo do bebê — um olhar psicanalítico, da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS).

Referências

GUERRA, Víctor. Vida psíquica do bebê: a parentalidade e os processos de subjetivação. São Paulo: Blucher, 2022.

GUERRA, V. Indicadores de intersubjetividad 0-12 m. Del encuentro de miradas al placer de jugar juntos. Documentário (Asociación Psicoanalítica del Uruguay), 2014.

WINNICOTT, Donald. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1975.

ROUSSILLON, René. Paradoxes et situations limites de la psychanalyse. Paris: PUF, 1991.

TREVARTHEN, C., & Aitken, K. J. Intersubjectivité chez le nourrisson: recherche, théorie et application clinique. Devenir, 15(4), 309-428, 2003.

Downloads

Publicado

17-10-2025

Edição

Seção

Resenhas