Educação e violência

testemunho sobre o desamparo e o sofrimento psíquico na realidade docente brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59927/sig.v12i1.64

Palavras-chave:

Violência, Educação, Magistério, Desamparo

Resumo

Este artigo visa a uma reflexão crítica acerca dos ataques dirigidos contra escolas, o que acabou por evidenciar um quadro de violência generalizada com impacto no trabalho e qualidade de vida da imensa maioria dos cerca de 2,2 milhões de docentes que atuam na educação básica brasileira. Como ponto de partida, apoia-se em uma reflexão pessoal, de quem está diretamente inserido e mobilizado pelo tema. Dito isso, o cenário do trabalho docente brasileiro é de abandono e desamparo, o que se evidencia na postura negligente dos governantes e do excesso de cobranças dirigidas a professores e professoras tanto pelas famílias como pela sociedade. Como resultado, vemos um magistério desmotivado, num ambiente hostil, desvalorizado em múltiplos aspectos, vulnerável e adoecido física e mentalmente, o que demonstra que a violência contra docentes vai muito além daquela vivida entre os muros da escola.

Biografia do Autor

Márcio Pereira Cabral, Sigmund Freud Associação Psicanalítica

Pedagogo e geógrafo; especialista em infâncias e alfabetização e letramento; mestre em Geografia: Análise Territorial pela UFRGS; professor na Rede Municipal de Porto Alegre; psicanalista em formação; membro associado da Sigmund Freud Associação Psicanalítica.

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Publicado

06-04-2024

Edição

Seção

Em pauta