O sujeito em constituição e o traumático

ecos da violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59927/sig.v12i1.67

Palavras-chave:

violência, ação específica, pulsão, recalcamento, construção subjetiva

Resumo

Os acontecimentos traumáticos da cultura em que estamos inseridos fazem rasgos importantes nas tramitações dos encontros entre o sujeito do porvir e os cuidadores amorosos. O trabalho a seguir se dispõe a um estudo sobre os movimentos constitutivos do sujeito e a teoria do trauma, tendo como dispositivo a violência às escolas, ocorrências que ferem o pacto humano do amparo de uns aos outros e da preservação da vida. A partir dos enlaces entre a teoria e os acontecimentos traumáticos, propomos uma reflexão sobre os movimentos pulsionais e estruturais do sujeito psíquico.

Biografia do Autor

Fernanda Dornelles Hoff, Sigmund Freud Associação Psicanalítica

Psicóloga e Psicanalista. Membro Pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, coordenadora de seminários e supervisora da Formação. Membro da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, sendo representante do Núcleo de São Leopoldo na Rede da Primeira Infância desse município. Fundadora do Grupo Rede de Conversas Lúdicas.

Referências

BLEICHMAR, S. A construção do sujeito ético. Buenos Aires: Paidós, 2006.

BLEICHMAR, S. La subjetividad en riesgo. Buenos Aires: Topía Editorial, 2005.

CALDAS, Joana; GOMES, Cristiano. Pai de criança que presenciou ataque em creche de Blumenau chora: ‘como eu vou tirar isso da cabeça dela?’ G1, 5 abr.2023. Disponível em: <https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/04/05/pai-de-crianca-que-presenciou-ataque-em-creche-de-blumenau-chora-como-eu-vou-tirar-isso-da-cabeca-dela.ghtml>. Acesso em: 26 set. 2023.

ENDO, P.A violência no coração da cidade: um estudo psicanalítico sobre as violências na cidade de São Paulo. São Paulo: Escuta; Fapesp, 2005.

FREUD, S. Mais além do princípio do prazer. In: SALOMÃO, J. (Org.). Edição Standard Brasileira de Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XVIII). Rio de Janeiro: Imago, 1980a. p.11-85.

FREUD, S. O mal-estar da civilização. In: SALOMÃO, J. (Org.). Edição Standard Brasileira de Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XXI). Rio de Janeiro: Imago, 1980b. p.75-171.

FREUD, S. Projeto para uma psicologia científica. In: SALOMÃO, J. (Org.). Edição Standard Brasileira de Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. I). Rio de Janeiro: Imago, 1980c. p. 315-360.

FREUD, S. Pulsão e seus destinos. In: SALOMÃO, J. (Org.). Edição Standard Brasileira de Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XIV). Rio de Janeiro: Imago, 1980d. p.123-137.

LÉVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

MACHADO, A. M.; FONSECA, P. F. Violência às escolas: reflexões. Periscópio: Portal de Divulgação Científica do IPUSP,10 abr.2023. Disponível em: <https://sites.usp.br/psicousp/violencia-as-escolas-reflexoes/>. Acesso em: 26 set. 2023.

Downloads

Publicado

06-04-2024

Edição

Seção

Em pauta