Pode a vagina ser recusada em 2024?
DOI:
https://doi.org/10.59927/sig.v13i2.72Palavras-chave:
Teoria falocêntrica, Karen Horney, Psicanálise contemporâneaResumo
A presente resenha se propõe a divulgar a obra de Patrícia Mafra de Amorim sobre a importância da concepção de vagina e da teoria de Karen Horney. A autora recupera a relevância dessa psicanalista alemã, pertencente ao círculo de psicanalistas de segunda geração, colocando em questão a teoria falocêntrica de Freud, de forma a ser repensada e trabalhada no contexto da psicanálise contemporânea.
Referências
FREUD, S. A interpretação dos sonhos. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996a. v. 4 e 5.
FREUD, S. A psicopatologia da vida cotidiana: sobre esquecimentos, lapsos verbais, ações equivocadas, superstições e erros. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
FREUD, S. Carta 69. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 1.
FREUD, S. Moisés e o monoteísmo. FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996c. v. 23.
GAY, P. Freud: uma vida para nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LIMA, J. L. Transmissões do feminino. Porto Alegre: Artes e Ecos, 2024.
SAID, E. Freud e os não europeus. São Paulo: Boitempo, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 SIG Revista de Psicanálise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.