Subjetividades contemporâneas sob a tela
do like ao burnout
DOI:
https://doi.org/10.59927/sig.v14i1.140Palavras-chave:
Psicanálise, Like, Burnout, Subjetividades, VirtualidadeResumo
O livro Entre o like e o burnout: reflexões psicanalíticas, de Marielle Kellermann, é cirúrgico ao tocar em problemáticas tão contemporâneas de forma clara e em profundidade. Publicado pela editora Blucher no ano de 2023, o livro traz importantes reflexões acerca das relações estabelecidas entre os sujeitos e as novas modalidades de virtualidade impostas pela cena tecnológica. Parte do aporte psicanalítico para a interpretação das vicissitudes de nossos tempos, revigorando a psicanálise e trazendo para o debate este que vem sendo um tema urgente. Aborda as análises online, o crescente culto a imagem e a valorização posta em likes, assim como ocupa-se de pensar o fenômeno do Burnout, assunto tão comentado de forma coloquial e que merece a consistência ética do exercício psicanalítico. Compreende-se ser um livro de valor à clínica contemporânea, pelas subjetividades que estão em curso, bem como pelo compromisso ético-político com o laço social e suas manifestações.
Referências
KELLERMANN, M (2023) Entre o like e o burnout : reflexões psicanalíticas. São Paulo: Blucher.
FIGUEIREDO, L. (2020) A virtualidade do dispositivo de trabalho psicanalítico e o atendimento remoto. Cadernos De Psicanálise CPRJ, 42(42), 61-80.
SURREAUX, H. A. (2022) Virtualidade e psicanálise: novas sendas para o encontro humano? Jornal de Psicanálise, vol.55, no.102, São Paulo, jan./jun.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SIG Revista de Psicanálise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.