A teia sintomática entre o consumo e o consumismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59927/sig.v12i1.73

Palavras-chave:

consumo, discurso, linguagem, sujeito, psicanálise

Resumo

O objetivo deste texto é fazer uma possível associação teórica entre as ideias de consumo e o conceito de falta em psicanálise. Com o apoio da literatura psicanalítica e a estrutura do discurso do sujeito frente à relação de consumo, foi feita uma imersão na discussão sobre a linguagem e o inconsciente para identificar a relação psíquica que dialoga com a prática do consumo cotidiano e suas manifestações sociais e éticas. Visa-se a entender melhor a estrutura do simbólico discurso capitalista e trazer algumas respostas possíveis sobre as manifestações de cada sujeito. Cotejou-se a identificação imediata do ciclo do consumo do sujeito como busca do preenchimento deste vazio, que vai além do substancial e necessário, e se estende à tentativa, sem êxito, de alcançar a felicidade eterna, retornando inconscientemente ao estágio anterior à castração.

Biografia do Autor

Alan César Dias Amaral

Professor e psicanalista. Especialista em Linguagens e o Mundo do Trabalho pela Universidade
Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Fundamentos da Clínica Psicanalítica pela Faculdade
Maria Thereza (FAMATH).

Maycon Rodrigo da Silveira Torres, Faculdade Maria Thereza (FAMATH)

Psicólogo. Psicanalista. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Coordenador da Pós-Graduação em Fundamentos da Clínica Psicanalítica (FAMATH).

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Publicado

06-04-2024

Edição

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Artigos