O bebê no século XXI
a intersubjetividade e as tramas constitutivas
DOI:
https://doi.org/10.59927/sig.v14i1.145Palavras-chave:
Intersubjetividade, Constituição psíquica, Relação cuidadores-bebês, SexualidadeResumo
O presente trabalho originou-se de um estudo em grupo, buscando aprofundar o tema da constituição psíquica em suas diferentes formas de cuidado, conforme propõe a contemporaneidade. Para isso, alguns participantes realizaram a observação de bebês em seus lares, e outros em escolas de educação infantil. A pesquisa teve como ponto de partida a forte referência dos estudos de Silvia Bleichmar sobre os movimentos fundantes do psiquismo, bem como a teoria Freudiana sobre o desamparo do início da vida. Assim, refletimos sobre a origem do sujeito, e, pensando que não basta nascer para viver, o intuito é trazer reflexões que promovam uma aproximação da complexidade e importância do imprescindível encontro do bebê com o outro que promove ações específicas, através das funções humanizantes, que se dá na intersubjetividade. Através desses encontros, marcas de satisfação se instauram, inaugurando, dessa forma, a sexualidade do sujeito do porvir e organizando o psiquismo.
Referências
BICK, Esther. Trabalho apresentado na Sociedade Psicanalítica Britânica em julho de 1963. The International Journal of Psychoanalysis, v. 45, n. 4, 1964.
BLEICHMAR, Silvia. La subjetividad en riesgo. Buenos Aires: Topía, 2005.
BLEICHMAR, Silvia. Primeiras inscrições, primeiras ligações. In: BLEICHMAR, Silvia (Org.). A fundação do inconsciente: destinos de pulsão, destinos do sujeito. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. p. 9-45.
BLEICHMAR, Silvia. Psicoanálisis extramuros. Puesta a prueba frente a lo traumático. Buenos Aires: Entreideas, 2010.
FERRARI, Andrea Gabriela; SILVA, Milena da Rosa; DONELLI, Tagma Schneider. A criança e seus pais: alguns interrogantes sobre as funções parentais na atualidade. Revista aSEPHallus, Rio de Janeiro, vol. VII, n. 14, maio a out. 2012. Disponível em: www.isepol.com/asephallus.
FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. Rio de Janeiro: Imago, 1969. p.281-288. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 13).
FREUD, Sigmund. Projeto para uma psicologia científica. In: FREUD, Sigmund. Publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos. Rio de Janeiro: Imago, 1996a. p. 333-443. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 1).
FREUD, Sigmund. Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. In: FREUD, Sigmund. O caso Schreber, artigos sobre técnica e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996b. p. 125-133. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 12).
IACONELLI, Vera. Manifesto antimaternalista: psicanálise e políticas da reprodução. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
OLIVEIRA, Marcia Aparecida; DONELLI, Tagma Marina Schneider; CHARCZUK, Simone Bicca. Cuidar e educar: o sujeito em constituição e o papel do educador. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p.e213679, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392020213679.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SIG Revista de Psicanálise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.