Sobre a ótica de Silvia Bleichmar

as dimensões ética, política e social na psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59927/sig.v14i1.148

Palavras-chave:

Silvia Bleichmar, Psicanálise, Clínica, Cultura, Ética, Política

Resumo

A partir do reconhecimento do inestimável legado de Silvia Bleichmar, o artigo explora a psicanálise na interface com as dimensões ética, política e social a partir de proposições presentes em suas obras. Consideramos que, por meio dessas dimensões, é possível ilustrar a forma pela qual, na escrita de Silvia, se faz presente com reconhecida clareza a impossibilidade de dissociar a pessoa das condições com as quais exerce sua função profissional. Em cada linha de seus argumentos encontramos a coerência de sua posição como sujeito, cidadã e psicanalista. Assim, com inspiração no espírito interrogativo e não dogmático que marcou o modelo de transmissão da psicanálise por Silvia, consideramos que exercer o ofício de psicanalisar é reconhecer o valor de revisar, nos trâmites e nas intercorrências da clínica e da cultura, os fundamentos e os desdobramentos da teoria psicanalítica. Buscamos, portanto, na escrita deste ensaio, eleger pontos na obra de Silvia Bleichmar que pudessem fazer jus à densidade, à originalidade e à complexidade de seu pensamento.

Biografia do Autor

Mônica Medeiros Kother Macedo, UFRGS

Psicanalista. Doutora em Psicologia. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq — Nível 1D. Professora do Programa de Pós-Graduação Psicanálise — Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Trabalho Psicanálise, Subjetivação e Cultura Contemporânea da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEPP). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi (GBPSF) e da International Sándor Ferenczi Network.

Eurema Gallo de Moraes, Sigmund Freud Associação Psicanalítica

Psicanalista. Doutora em Fundamentos e Desenvolvimento em Psicanálise pela Universidade Autônoma de Madrid — UAM. Membro Pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Autora e coautora de publicações na área da psicanálise.

Referências

BLEICHMAR, Silvia. La subjetividad en riesgo. Buenos Aires: Topía Editorial, 2005.

BLEICHMAR, Silvia. Dolor país y después… Madrid: Libros del Zorzal, 2007.

BLEICHMAR, Silvia. Violencia social - Violencia escolar de la puesta de límites a la construcción de legalidades. Buenos Aires: Noveduc, 2008.

BLEICHMAR, Silvia. El desmantelamiento de la subjetividad: estallido del yo. Buenos Aires: Topía Editorial, 2009.

BLEICHMAR, Silvia. La construcción del sujeto ético. Buenos Aires: Paidós, 2011.

BLEICHMAR, Silvia. Do motivo de consulta à razão de análise. São Paulo: Zagodoni, 2015.

BLEICHMAR, Silvia. Vergüenza, culpa, pudor. Buenos Aires: Paidós, 2016.

BLEICHMAR, Silvia. El psicoanálisis en debate - diálogos con la historia, el lenguaje y la biología. Buenos Aires: Paidós, 2020.

BLEICHMAR, Silvia. Subjetividad y Aprendizaje: problemáticas educativas y psicoanálisis. Buenos Aires: Noveduc, 2022.

ELICHIRY, Nora. Prólogo. In: BLEICHMAR, Silvia. Subjetividad y Aprendizaje: problemáticas educativas y psicoanálisis. Buenos Aires: Noveduc, 2022. p. 10-20.

MORAES, Eurema Gallo; MACEDO, Mônica Kother. Construção de legalidades. In: FLORSHEIM, David B. (Org.). Vozes da Psicanálise: clínica, teoria e pluralismo, vol. 4. São Paulo: Blucher, 2024. p. 89-93.

Downloads

Publicado

10-06-2025

Edição

Seção

Em pauta