A TRANSMISSÃO E FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE: IMPASSES NA CULTURA

Autores

  • Cláudia Maria Perrone
  • Eduardo Bayon Britz

DOI:

https://doi.org/10.59927/sig.v11i1.6

Palavras-chave:

Psicanálise, Transmissão, Cultura

Resumo

O artigo examina questões do ensino e da transmissão da psicanálise partindo da análise de um fenômeno da cultura brasileira, os cursos de graduação em psicanálise e da psicanálise “evangélica”. As novas institucionalizações da psicanálise, seguindo a forma adaptativa da identificação, operam através da identificação maciça com o analista/pai/pastor, situação de alto risco quando a propensão ao autoritarismo e ao preconceito é estimulada pela dinâmica social dominante e pelas formas culturais regressivas com maior poder de disseminação. As tendências subjetivas estruturantes estariam, deste modo, sendo estimuladas pela sociedade e pela cultura: convencionalismo, agressividade, oposição a tudo que é intelectual e subjetivo, submissão autoritária.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Perrone

Professora associada do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise Clínica e Cultura da UFRGS, pesquisadora do NUPPEC - Eixo-3 UFRGS.

Eduardo Bayon Britz

Cientista Social e graduando em Psicologia pela UFRGS.

Downloads

Publicado

15-04-2023

Edição

Seção

Convidado